top of page

TÓPICOS DE PESQUISA

Tópicos de interesse associados a projetos já desenvolvidos ou em curso no LECCS.

 

Ética na pesquisa científica e tecnológica

Investigar a relação entre as atuais demandas relativas à ética e à integridade em pesquisa e aspectos históricos e sociais da ciência. Investigar tendências e transformações sobre noções de "propriedade", direitos autorais, originalidade e plágio na produção científica em diferentes culturas de pesquisa, com particular atenção à educação e gestão em ciências. 

 

Educação, gestão em ciências e políticas científicas

Estudar a dinâmica de produção científica e tecnológica dos países e sua relação com fatores educacionais, sociais e éticos. Explorar desdobramentos no âmbito da formulação de políticas científicas. Palavras-chave: ética em pesquisa; comunicação científica; colaborações internacionais; produção científica; educação & gestão em C&T.

 

A regulação ética da pesquisa com humanos no Brasil e sua relação com diferentes culturas científicas

Investigar fatores que modulam as transformações no campo da ética na pesquisa com humanos no Brasil e como esses fatores se articulam com diferentes culturas científicas e com percepções sobre conduta responsável em pesquisa nessas diferentes culturas. Palavras-chave: ética em pesquisa; regulação ética; pesquisa com humanos; conduta responsável em pesquisa.

Noções de rigor e ética na pesquisa qualitativa

Investigar fatores que modulam noções sobre rigor científico na pesquisa qualitativa, com especial atenção àquelas de natureza ética e metodológica. Estudar seus desdobramentos no contexto da proposição, condução, revisão, publicação e avaliação da pesquisa. Palavras-chave: rigor científico; pesquisa qualitativa; ética em pesquisa.

 

Comunicação científica, integridade científica e correção da literatura

Investigar a relação das transformações na comunicação científica com percepções e políticas sobre integridade em pesquisa, com particular atenção à dinâmica de correção da literatura e seus desdobramentos no âmbito da educação, da gestão e da difusão em ciências. Palavras-chave: comunicação científica; correção da literatura; políticas científicas; integridade em pesquisa.

 

Integridade acadêmica, plágio e autoria

Explorar a "integridade acadêmica" nos contextos nacional e internacional, à luz de práticas culturais, educacionais e científicas, com especial atenção ao plágio e à responsabilidade autoral. Desenvolver estratégias para abordar a integridade acadêmica na educação superior e básica. 

Palavras-chave: integridade acadêmica; plágio; autoria.

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

Ribeiro, M. D., Kalichman, M., & Vasconcelos, S. M. (2023). Scientists should get credit for correcting the literature. Nature Human Behaviour, 7(4), 472-472. 

Vasconcelos, S.M.R., Masuda H., Sorenson M., Prosdocimi F., Palácios M., Watanabe E. et al (2022). Perceptions of plagiarism among PhDs across the sciences, engineering, humanities, and arts: Results from a national survey in Brazil, Accountability in Research. DOI: 10.1080/08989621.2021.2018306

Vasconcelos S.M.R, Esher A., Penido C., Lima C., Rocha K.A., Antunes M.J.M. Ribeiro M.D., Pedrotti M. (2022) An ongoing science-society-ethics experiment: The human challenge trial debate in COVID-19 pandemic: The human challenge trial debate in COVID-19 pandemic. EMBO Reports 23(1):e54184. doi: 10.15252/embr.202154184.

Vasconcelos, S. M. R., Graça, A. B., Santos, C. C., Rocha, K. A., Antunes, M. J. M., Ribeiro, M. D., Pedrotti, M. Uma perspectiva sobre aspectos éticos e regulatórios sobre a pesquisa em seres humanos na pandemia de COVID-19, (2021). Link: https://blog.scielo.org/blog/2021/04/29/uma-perspectiva-sobre-aspectos-eticos-e-regulatorios-sobre-a-pesquisa-em-seres-humanos-na-pandemia-de-covid-19/

Santos, C., Vasconcelos, SMR. (2020). Uma visão conservadora sobre o plágio? Reflexões a partir de um levantamento sobre a perspectiva de uma população de alunos brasileiros do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 22, e12421, 1-25.

Liskauskas S, Ribeiro M. D., Vasconcelos S. M. R. (2019) Changing times for science and the public: Science journalists’ roles for the responsible communication of Science. EMBO Reports e47906.                 

 

Nascimento C. P., Anjos M. B., Vasconcelos S. M. R. (2018) Pesquisa-ação e triangulação metodológica na investigação de percepções de um grupo de alunos da educação básica sobre o ambiente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 20(e8673).

 

Ribeiro M. D., Vasconcelos S. M. R. (2018) Retractions covered by Retraction Watch in the 2013–2015 period: prevalence for the most productive countries. Scientometrics 114(2):719-734.       

 

Rocha K. A., Vasconcelos S. M. R. (2018) Compliance with national ethics requirements for human-subject research in non-biomedical sciences in Brazil: A changing culture? Science and Engineering Ethics 25(3):693-705.

Santos, C., Dos Santos, P., Sant’Ana, M., Masuda, H., Barboza, M., Vasconcelos, S. (2017) Going beyond academic integrity might broaden our understanding of plagiarism in science education: A perspective from a study in Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 89(1), 757-771          

 

Almeida R. M. V. R., Albuquerque K. R., Catelani F., Fontes-Pereira A. J. (2016) Plagiarism allegations account for most retractions in major Latin American/Caribbean databases. Science and Engineering Ethics 22(5): 1447-1456.  

 

Vasconcelos S. M. R., Sorenson M. M., Watanabe E., Foguel D., Palácios M. (2015) Brazilian science and research integrity: Where are we? What next? Anais da Academia Brasileira de Ciências, 87(2):1259-1269.             

Heitman E., Litewka S., Vasconcelos S. M. R. (2015) Education in Research Integrity and Governance of Science in the United States, Argentina, and Brazil. Springer. Handbook of Academic Integrity, 1-20.

 

Vasconcelos, S M. R.; Roig., M. (2014) Prior Publication and Redundancy in Contemporary Science: Are Authors and Editors at the Crossroads?. Science and Engineering Ethics, 21, 1367-1378.  

Vasconcelos S., Vasgird D., Ichikawa I., Plemmons D. (2014) Authorship guidelines and actual practice: are they harmonized in different research systems? Journal of Microbiology & Biology Education 15(2), 155.   

Vasconcelos S. M. R. (2014). The 4th World Conference on Research Integrity: Research Integrity and Rewards: Improving Systems to Promote Responsible Research. Cadernos de Saúde Pública 31(5).

 

Vasconcelos S. M. R. (2014) Integridade em pesquisa e o papel institucional: The time has come. SciELO em Perspectiva.                

 

Vasconcelos S. M. R. (2014) Integridade e correção da literatura: Desafios na comunicação científica, Seminários: A Ética e a Universidade 2012-2013. / Organização, Sueli Gandolfi Dallari et al. São Paulo: Comissão de Ética da USP.

 

Vasconcelos S. M. R. (2013) Integridade e conduta responsável na pesquisa: Grandes desafios. Revista Pesquisa FAPESP.

 

Vasconcelos S. M. R. (2012) Research integrity: Creating new demands for the training of young researchers? Revista Odonto Ciência 27(2):97-98.

 

Vasconcelos S. M. R., Steneck N. H., Anderson M., Masuda H., Palacios M. (2012) The new geography of scientific collaborations: Changing patterns in the geography of science pose ethical challenges for collaborations between established and emerging scientific powers. EMBO Reports 13(5):404-407.

           

Vasconcelos S. M. R., Leta J., Costa L., Pinto A. L., Sorenson M. M. (2009) Discussing plagiarism in Latin American science: Brazilian researchers begin to address an ethical issue. EMBO Reports 10(7):677-682.    

 

Vasconcelos S. M. R., Sorenson M. M., Leta J., Sant'Ana M. C., Batista P. D. (2008) Researchers' writing competence: A bottleneck in the publication of Latin‐American science? EMBO Reports 9(8):700-702.

 

Vasconcelos S. M. R. (2007) O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas. Ciência & Cultura 59(3).

EXTENSÃO​

"Pesquisando ou Copiando?"

Descrição: Na educação básica, a prática de "copiar" faz parte da rotina das pesquisas escolares feitas pelos alunos. No Brasil, a postura do professor diante desse comportamento parece ser bastante diversa, dado que o tema ainda é pouco investigado no contexto escolar brasileiro, se considerarmos os poucos documentos disponíveis sobre o tema e os poucos artigos científicos publicados por pesquisadores/educadores brasileiros. Nesse contexto, o impacto da "cultura de copiar" na formação dos nossos alunos da educação básica é pouco conhecido. Porém, sabe-se que essa cultura desafia um contexto de produção de conhecimento que deve fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia intelectual. Esses fatores são fundamentais na formação de quaisquer cidadãos, independentemente de suas carreiras profissionais e/ou acadêmicas. Porém, no ambiente escolar nota-se que o papel da ética, de forma mais ampla, é pouco explorado entre os alunos, o que potencialmente impacta a relação que estabelecem com o plágio durante a formação. Por outro lado, no ambiente universitário, a exposição ao tema "ética em pesquisa" é também tímida. Este projeto objetiva contribuir para aumentar essa exposição. Com foco mais direcionado ao plágio, objetiva-se promover uma reflexão sobre a "cultura da cópia", que começa na educação básica. Ao discutir a prática do plágio e "pequenas corrupções" no ambiente escolar, como a "cola", discutiremos aspectos associados à cidadania e formação de cientistas na universidade. Essa reflexão será provocada através de um "papo com pesquisadores", que abordarão questões sobre a temática compartilhando suas experiências e vivências, em suas áreas de pesquisa específicas. 

bottom of page